Manipulação de arquivos de texto em C#
Pedro Henrique Fernandes
você vai aprender
Leitura em arquivos texto
Escrita em arquivos texto
pré-requistos
Conhecimentos básicos da linguagem C#
Microsoft Visual Studio
iniciando o projeto
Primeiramente cria-se um novo projeto no Visual Studio em Console Application( Aplicativo do Console), adicionando a seguinte biblioteca ao código:
Nesta biblioteca, se encontra a classe Stream que será necessária para manipular os arquivos de texto.
criando objeto de escrita
Agora precisa-se criar uma instância de StreamWriter para que se possa realizar a escrita em um arquivo texto
Para que a escrita seja feita, o arquivo deve existir e/ou ser criado no diretório seu_programa\seu_programa\bin\Debug\ com o nome arquivo.txt. Desta forma, caso o arquivo não exista ele será criado no diretório já citado, por outro lado, caso o arquivo já exista ele será aberto e ficará preparado para a escrita.
escrevendo no arquivo
Vamos então, escrever algum conteúdo em nosso arquivo texto já previamente aberto
O código acima, faz com que o texto "Olá, mundo!" seja escrito no arquivo texto
finalizando a escrita
Após escrever no arquivo, se faz necessário fechá-lo para que ele não fique aberto em nenhum outro processo, e desta forma, garantir que os dados ali escritos foram devidamente guardados no disco
Para fechar, usa-se o método Close()
Uma vez fechado o arquivo, ele não poderá mais ser escrito a menos que seja criada uma nova instância
Este será o resultado final do nosso arquivo escrito:
realizar a leitura
Agora vamos aprender a fazer a leitura de um arquivo texto, para tal, vamos criar uma instância de StreamReader
Observe que o código é bem semelhante ao procedimento de escrita, porém neste caso, criamos uma instância para leitura
armazenando o conteúdo
Para que o conteúdo lido seja armazenado no nosso programa, basta criar uma variável string para receber o que foi lido
Observe que para a leitura foi utilizado o método ReadLine() que faz a leitura de uma linha do arquivo texto e armazena na variável "linha"
imprimindo o texto na tela
Com a leitura feita, o próximo passo é imprimir o conteúdo lido na tela usando o Console.WriteLine() tendo como parâmetro a linha que acabamos de armazenar na variável
Já adicionamos também o método Close() para fechar o arquivo e o Console.ReadKey() para permitir a visualização do que foi mostrado na tela
Este será o resultado final
leitura de arquivo com mais de uma linha
O processo acima ensinado funciona muito bem para casos em que se tem apenas uma linha escrita no arquivo, contudo, caso tenha mais de uma linha, podemos utilizar uma estrutura de repetição a fim de fazer a leitura completa do arquivo
No código acima, adicionamos uma nova linha de escrita e a estrutura de repetição do-while de forma que enquanto o arquivo não terminar, o método ReadLine() irá devolver um valor diferente de nulo. Desta forma o programa percorre todo o arquivo texto lendo o conteúdo e escrevendo na tela
Obtemos o resultado abaixo após compilar o código:
links úteis
Este tutorial foi adaptado do tutorial "Manipulação de Arquivos de Texto em C#" desenvolvido por Pedro Floriano.
Comentários